Portugal 2020 supera meta e atinge 70% de execução

Portugal 2020 cumpriu o seu objetivo ao atingir 70% de taxa de execução, foi anunciado em conferência de imprensa pelo Ministro do Planeamento, Nelson de Sousa, na qual participaram o Secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro e o Presidente da AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão, Nuno Santos.

“Atingir estas metas foi um grande desafio” e “concretizar o quadro financeiro plurianual 2014-2020 revelou-se um desafio complexo, já que nos encontramos num período de transição de quadros”, avançou o Ministro.

Está a ser fechado o Portugal 2020, cujo ciclo de encerramento se prolonga até 2023, a decorrer o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que começou este ano e vai até 2026, e em negociações informais o Portugal 2030, que irá até 2027 (ou 2029, com mais dois anos para encerrar este programa).

“Redobrar as capacidades de planeamento e monitorização foi o que tentámos fazer nas diferentes frentes com que trabalhamos”, “foi um trabalho intenso entre o Ministério do Planeamento, as Autoridades de Gestão e a AD&C”, referiu o Ministro.

“É com enorme satisfação que verifico a qualidade da execução, bem como a aposta na inovação, na qualificação e no desenvolvimento das empresas”. “Atingimos uma taxa de execução de 70% que é uma meta bastante ambiciosa”, rematou.

“Temos agora dois anos para fazer convergir as taxas de compromisso que estão altas e a nível de projetos ver quais podem transitar para o Portugal 2030, se não tiverem hipótese de encerramento no âmbito do PT 2020”.

Mais aqui.